"Eu não estudo astronomia, eu vivo astronomia", diz
''Eu não estudo astronomia, eu vivo astronomia e cada dia
aprendo uma coisa nova''. A declaração é de Arthur Felipe, estudante de 18
anos, morador da cidade de Martins, no interior do Rio Grande do Norte, medalha
de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2017.Apaixonado
pelo céu desde criança, Arthur Felipe mira um futuro na carreira espacial e em
estudos em agências internacionais. “Sou apaixonado pela ciência desde pequeno.
Aos 15 anos, fiz o primeiro telescópio reciclado de canos e lentes; em 2017,
fui medalha de ouro na OBA'', diz. Hoje, Arthur estuda astronomia de forma
independente – a dedicação a essa ciência o coloca entre os astrônomos
amadores, que fazem observações a partir de instrumentos em casa, por exemplo. E
é pensando em comprar um telescópio ''de ponta'' que ele chegou a fazer uma
vaquinha virtual e tem se dedicado à venda de empadas. “Eu vendo empadas para
comprar um (telescópio) mais potente... Maior e mais potente. As empadas estão
dando um dinheiro legal. Meu sonho é observar o céu profundo, nebulosas,
planetas, além da Lua. Expandir o universo observável. A quantia em dinheiro servirá
para o meu futuro, afirma. Apesar de os primeiros passos científicos de Arthur
terem sido na escola municipal, ele lamenta não ter tido mais acesso a
conteúdos sobre o universo ao longo dos anos. Para o professor do Observatório
de Astronomia da Unesp, Rodolfo Langui, embora o currículo escolar no Brasil
contemple a astronomia, o maior desafio ainda está na formação dos professores.
''Qual é o problema do nosso país? Por que a astronomia não é ensinada nas
escolas? Há o problema para a formação dos professores. Não há ações para a
formação de professores em relação à astronomia. E qual é a reação dos
professores quando precisam ensinar em sala de aula? Pelo menos duas: Não
ensinam porque não sabem ou procuram aprender, mas pela internet ou em livros
didáticos que ainda contêm erros conceituais em astronomia. Então, o que temos
é um problema de formação de professores.'', diz Langui. Langui, assim como
Arthur que diz viver a astronomia, vê nessa ciência a possibilidade de ir além
da física e da lógica. “Como é uma ciência muito antiga, tem uma interface
sensacional com as outras disciplinas, inclusive com ciências não exatas como
artes e até filosofia. Quando estudamos questões cosmológicas, buracos negros,
origem do universo, motivo da nossa existência, então desperta mesmo as
curiosidades existenciais. Essa ciência que tem mexido com minhas emoções até
hoje. Fiquei emocionado. Sempre fico. Os astros tão distantes e que mexem com
nosso íntimo.” Arthur está focado no futuro, quando cita a máxima: “A fórmula para
conseguir sucesso é a soma de pequenos trabalhos para gerar um grande resultado
e nunca desistir''. Langui, focado na ciência e de olho nas futuras gerações:
“Imagina só o poder que tem uma simples visita a um observatório, um
planetário, um museu de ciências. Uma criança que vê tanta coisa bonita sobre o
universo, sobre ciência, que ele nunca mais vai esquecer esse dia. Pode ser
preponderante para escolher sua carreira profissional. Então, a gente reconhece
essa importância, do nosso trabalho de divulgação no observatório para
despertar essa vontade. Fonte: EBC
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