domingo, 24 de maio de 2020

EM TEMPOS DE COVID-19 ‘MEDICINA DO ESTILO DE VIDA’ PODE SER DE GRANDE AJUDA


Criador do projeto Dr. João Cláudio Migowski vai falar também do “SemDeprê”
Nunca na história da humanidade um vírus fez tanto estrago como o Covid-19. O poderoso vírus conseguiu mexer com a saúde de milhões de habitantes do nosso planeta, causando pânico, mudando hábitos e fazendo um tsunami na economia de muitos países. Especialistas dizem que quando tudo isso melhorar, teremos como sequela um grande número de perdas humanas e milhões de miseráveis. Em meio à pandemia de Coronavírus, o isolamento social, tem feito muitas vítimas de depressão. O médico. João Cláudio Migowski, formado pela UFRJ e praticante da medicina do estilo de vida. Trabalha em diversos projetos voltados para a saúde mental e também em planos de contingência para a covid-19. Criador do SemDeprê, o único treinamento destinado à prevenção da depressão. A iniciativa tem como objetivo garantir o bem-estar mental das pessoas.
O QUE É A MEDICINA DO ESTILO DE VIDA?
Dr. João Cláudio Migowski - Vertente relativamente nova da medicina que tem como principal objetivo prevenir, tratar e reverter doenças a partir de mudanças nos hábitos. Se pararmos para pensar, as principais doenças têm forte relação com os hábitos: doenças cardíacas, câncer, depressão, alzheimer... Tem seis principais pilares: alimentação saudável, atividade física, relacionamentos, sono, gerenciamento do estresse e redução de álcool, tabaco e outras drogas. Depois de muita reflexão, percebi que um fator importantíssimo do bem-estar físico e mental não estava sendo contemplado nesses seis pilares. Por isso, propus o sétimo pilar de um estilo de vida saudável: a autoestima e o amor próprio. 
COMO ANDA A SAÚDE MENTAL POPULAÇÃO, E COMO A MEDICINA DO ESTILO DE VIDA PODE AJUDAR EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS?
Dr. João Cláudio Migowski - O distanciamento social tem causado influência negativa no estilo de vida saudável. Não podemos nos encontrar com as pessoas queridas e a atividade física foi muito dificultada. Além disso, temos um grande estressor social - a pandemia - que gera enorme ansiedade. Por isso, estamos vendo um grande aumento no número de casos de depressão e ansiedade. No entanto, aperfeiçoando os sete pilares, podemos minimizar o risco de apresentar esses problemas e diminuir os sinais e sintomas causados por eles.
O QUE UMA PESSOA DEPRIMIDA PODE TER?
Dr. João Cláudio Migowski - Tristeza, desânimo falta de esperança; Perda do interesse ou prazer nas atividades que gosta; Pensamentos suicidas; Sentimento de inutilidade e culpa; Ganho de peso; Perda de libido; Dificuldades de concentração, indecisão e sensação de falta de energia; Dificuldade para dormir. É muito importante procurar ajuda, quando uma pessoa próxima tem alguns destes sintomas. Com tratamento podemos melhorar a saúde e evitar a perda de amigos e familiares.
Quem quiser obter mais informações sobre o importante trabalho do Dr. João Cláudio Migowski, é só acessar: https://www.doutorhappy.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário