Atividades online
ajudam a enfrentar quarentena.
O Diário Oficial do Município publicou, nesta sexta-feira
(22), decreto assinado pelo Prefeito José Luiz Nanci, mantendo as aulas
suspensas nas unidades de ensino de São Gonçalo até o dia 19 de junho. Segundo
o documento, a medida visa resguardar o interesse da coletividade na prevenção
do contágio e no combate da propagação da Covid-19. Segundo o decreto, a medida
pode ser revista a qualquer momento e atende à necessidade de proteção da saúde
de alunos, professores e demais servidores, que atuam nas unidades de ensino. O
Diário Oficial do Município está disponível no site da Prefeitura, através do
link https://www.saogoncalo.rj.gov.br/diario/2020_05_22.pdf.
ATIVIDADES ONLINE AJUDAM A
ENFRENTAR QUARENTENA: Apesar do isolamento social e das aulas suspensas,
algumas instituições da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo estão
sugerindo atividades diversas aos seus alunos, através das redes sociais,
principalmente do Facebook. O objetivo dessas atividades é auxiliar na
interação da criança com a família e manter o vínculo com a escola, durante
esse período de recesso por conta da pandemia da Covid-19. Os profissionais do
Centro Municipal de Referência em Autismo, por exemplo, têm produzido vídeos
sobre vários assuntos, direcionados aos alunos e aos pais. Um dos vídeos
postados no Facebook da instituição aborda a educação nutricional. Nele, a
nutricionista Letícia Marinho apresenta a “Melô da Vitamina”, mostrando a
importância das vitaminas para a nossa saúde e em que alimentos encontrá-las
preferencialmente. “Todos os profissionais do Centro estão envolvidos neste
trabalho. Temos atividades para ajudar na coordenação motora, higiene bucal,
contação de história, oficinas e palestras. O mais importante é que mesmo nessa
distância, o vínculo com o profissional que atende o autista e a afetividade
não se percam. Então, estamos sempre em contato com os pais, que também entram
em contato conosco, quando necessário. Vale ressaltar que essas atividades
podem ajudar todos os munícipes atendidos ou não no Centro de Referência
Municipal em Autismo. Nossa intenção é ajudar a todos que precisam”, explicou
Verônica de Sá, diretora da instituição. O Centro de Inclusão Municipal Helen
Keller (CIM) também vem usando as redes sociais para oferecer sugestões de
atividades aos seus alunos. Segundo o diretor, José Augusto, o momento requer
integração e articulação. “É importante que as famílias participem das atividades
propostas. Nossa página do Facebook contém diversas sugestões desde abril. Além
disso, também usamos o whatsapp como canal de interação”, afirmou o diretor do
CIM. As sugestões do CIM incluem oficinas pedagógicas e de letramento, com
utilização de objetos encontrados na própria casa do aluno, criação de
brinquedos como a pescaria, jogos como “Pegar, passar e virar o copo”, de
coordenação motora e que pode ser realizado por diversas pessoas, além de
muitas outras atividades voltadas para o desenvolvimento dos alunos. Para a
subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, as atividades são
importantes para manter o vínculo das crianças com a escola. “A pandemia nos
impõe este isolamento social e precisamos fazer todo o possível para atender à
necessidade dos alunos. O esforço é grande, as dificuldades são muitas, mas
contamos com profissionais dedicados e comprometidos”, ressaltou Tatiana.
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